Ascom/Semec

Com a suspensão das aulas presenciais, as escolas da Prefeitura criaram novas formas de lembrar aos alunos a importância de ler todos os dias. Na Escola Municipal Extrema, zona Sudeste de Teresina, o projeto Clubinho da Leitura ganhou uma versão on-line. Todos os sábados à noite, os alunos participam de uma transmissão ao vivo no canal de Instagram da escola. A cada rodada, um aluno é escolhido para compartilhar com os colegas suas impressões sobre o livro da semana, instigando um bate-papo leve e descontraído.

Segundo o diretor Willis Santana, o projeto mantém os alunos focados na leitura, como acontecia presencialmente. “Estamos construindo uma nova história, o clubinho não parou, mas ganhou esse novo formato. Conversamos sobre nossos livros preferidos, trocamos ideias e compartilhamos dicas. Todo sábado um aluno é o responsável pela live, comenta sobre o livro escolhido e responde às perguntas dos colegas. É também um rico momento de interação, onde o principal objetivo é estimular o hábito da leitura”, disse.

A Gisele Damasceno, do 6º ano, foi uma das alunas que passou pela experiência do Clubinho da Leitura. Ela comentou a obra “A Seleção” e conta que se identificou com a narrativa. “Eu adorei o livro, parece comigo. Sempre gostei de ler, em casa pesquiso histórias que me interessam, pego dicas dos professores, e com nossos encontros virtuais podemos compartilhar isso”, comentou a menina.