O prefeito Firmino Filho informou nesta quarta-feira (08) que a segunda etapa da Fase 1 do processo de reabertura econômica da cidade será no dia 20 e não mais no dia 13 de julho, como estava previsto inicialmente. Ele explicou que o adiamento é necessário devido ao desrespeito aos decretos que restringem o funcionamento de alguns estabelecimentos, em especial do Centro da cidade. Nos últimos dias, a região vem registrando grande movimentação.

“Iniciamos o processo de reabertura das atividades econômicas com um protocolo a ser seguido, mas vimos muitas empresas funcionando de forma clandestina, especialmente no Centro da cidade, e muita gente circulando. Esse desrespeito está colocando em risco a única estratégia que temos para fazer a cidade sair dessa crise. Se não houver bom senso, podemos ter mais mortes, mais sofrimento e mais fechamento. O interesse coletivo tem que ser colocado acima dos interesses individuais”, alertou o prefeito.

Como forma de reduzir a movimentação no Centro, a Prefeitura também estuda restringir a circulação de carros na região. Ele ressalta que equipes da Guarda Municipal estão reforçando a fiscalização, mas a colaboração das pessoas para aumentar os índice de isolamento social é essencial para o sucesso da reabertura.  “Precisamos retomar nossas atividades, mas de forma gradativa e segura. Se não for assim, pode haver aumento do contágio da Covid-19 e seremos obrigados a retroceder ainda mais no processo de reabertura. Não podemos banalizar o sofrimento e a morte. Vamos continuar defendendo a preservação da vida da nossa população”, garantiu.

A primeira fase da retomada das atividades econômicas traçada pela Prefeitura de Teresina foi iniciada na última segunda-feira, dia 06, contemplando os setores da indústria, da construção civil, da agropecuária, pesca, agricultura e algumas atividades técnicas. A segunda etapa, que foi adiada para o dia 20 de julho, contemplaria o início das atividades ligadas aos setores de concessionárias, vendas de peças e automotivo, utilizando o sistema de delivery ou drive-thru.