O prefeito Firmino Filho foi o convidado deste sábado (18) para uma live promovida pela jornalista Marcella Priscilla, apresentadora do Bom Dia Piauí da TV Clube, afiliada da Rede Globo. No encontro virtual o gestor falou sobre as novas fases de reabertura das atividades econômicas e alertou para a necessidade de obediência aos protocolos e medidas de segurança nesse processo, evitando que a cidade sofra uma nova onda de contaminação pelo vírus.

Firmino explicou que cada uma das próximas fases terá duas etapas, com as atividades voltando a funcionar de maneira gradativa e segura, obedecendo protocolos específicos para cada setor. “As restrições devem ser rigorosamente obedecidas, não podemos achar que com a reabertura estamos “liberando geral”, porque não é assim que vai acontecer. Esse é um desafio, mas estamos atentos e não vamos colocar em risco toda a nossa estratégia. Se os índices piorarem e houver necessidade vamos sim retroceder nesse processo. Precisamos respeitar as regras do jogo e trabalhar com responsabilidade, colocando a proteção à vida sempre como prioridade”, disse.

O prefeito também explicou que o pico da doença na cidade aconteceu no mês de junho, quando atingiu os maiores números de óbitos e de casos confirmados. “Atualmente, estamos vivendo um decréscimo, estamos começando a “descer a ladeira”, e isso tem nos possibilitado esse retorno gradual das atividades, mas deixamos claro para a população que todos os nossos passos nesse processo de retomada serão baseados em dados, pesquisas e planejamento, para que possamos tomar decisões seguras, esse é nosso foco”, pontuou.

O gestor esclareceu que a Prefeitura vem adotando medidas mais rígidas de isolamento social durante os finais de semana deste mês de julho justamente para preparar a cidade para o retorno gradual das atividades. “Tudo que estamos fazendo é no sentido de melhorar nossos índices e reduzir a disseminação do vírus, porque esse é um dos critérios para avançarmos nessa retomada. Por isso frisamos que esses setores que estão voltando devem obedecer aos protocolos de segurança, com redução de trabalhadores, carga horária reduzida, uso da máscara e testagem dos funcionários, além das demais regras presentes nos protocolos”, disse.

Durante a live o prefeito também foi bastante questionado sobre a retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino e garantiu que esse retorno acontecerá de forma segura para alunos e professores. “O entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) é de que a competência para determinar a reabertura das escolas é do Governo do Estado, mas a Prefeitura pode ser mais restritiva diante da sua realidade local, então vamos respeitar os prazos estabelecidos pelo governo estadual, mas reafirmando sempre que esse retorno às aulas na rede municipal vai acontecer de forma absolutamente segura para todos. Os estudos mostram que as crianças reagem bem à doença, mas, em contrapartida, são vetores dela também, então precisamos ser muito cautelosos”, explicou Firmino.

Encerrando sua participação na live, o prefeito reafirmou seu compromisso com a saúde dos teresinenses. “Nossa prioridade sempre será preservar vidas. Vamos ter tranquilidade e espírito de coletividade, vamos pensar no outro e nos proteger e proteger os nossos. Com planejamento e organização vamos vencer e minimizar os impactos dessa pandemia na nossa cidade”, finalizou.