Ascom/ SMPM

Iniciou nesta segunda-feira (20), a programação de colônia de férias integrativa com as mães e crianças acompanhadas pelo Amor de Tia Norte, unidade vinculada à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM). Com as atividades presenciais suspensas, foi necessário adaptar as atividades recreativas para o formato de vídeos a serem distribuídos durante toda essa semana em grupos de mães pelo whatsApp.

“Preparamos diversas atividades lúdicas, para que as crianças sintam-se como se estivessem de férias. No período normal nós fazíamos o circuito integrativo, com muitas brincadeiras, brinquedos temáticos, e agora estamos tentando encaixar nesse formato online. Nosso objetivo é estar presente, mesmo distante”, afirma a coordenadora do Amor de Tia Norte, Aline Heira.

Ainda segundo a coordenadora, durante a semana serão distribuídos kits especiais para as crianças. “O Kit será composto de itens como pipoca, balão, massinha de modelar, e serão entregues às mães em nossa unidade”, esclarece.

Ivonete Carvalho, mãe do Adrian Nascimento de apenas 1 ano e 7 meses, relata o que projeto sempre traz inovações, em todas as datas especiais, e no período de férias não seria diferente. Ela fala sobre o empenho da equipe durante o período de pandemia e como o serviço sempre busca trabalhar atividades para serem executadas de forma conjunta entre as crianças e as mães.

“Além das oficinas criativas que ajuda no desenvolvimento das crianças, são repassados também nos grupos de whatsApp vídeos explicativos de como devem ser feitas as atividades, vídeos informativos sobre os mais diversos temas e de contação de histórias infantis. As crianças e nós mães também gostamos bastante, pois a maioria dessas atividades são desenvolvidas de forma conjunta”, pontua Ivonete, que faz parte do Amor de Tia Norte há sete meses.

O Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas Crianças: Amor de Tia, atende mulheres em situação de vulnerabilidade em Teresina. Na unidade são desenvolvidas ações que promovem a qualificação profissional, empoderamento feminino, além de estimular o desenvolvimento psicossocial para crianças.