A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu uma doação de 1.250 litros de álcool para higienização de mãos e superfícies. A doação é do Instituto Federal do Piauí (IFPI), que produziu o material em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e foi entregue na última terça (21).

O álcool foi doado em três apresentações: em gel, glicerinado e álcool líquido 70%, em embalagens de 5 litros e 500 ml. Foi produzido nos laboratórios do IFPI, com insumos doados pela Igreja. “Decidimos dividir a doação entre o Estado e o Município, levando em consideração que Teresina acolhe uma grande parte dos pacientes acometidos de Covid-19 do Piauí. Nós entendemos que a estrutura hospitalar é grande e necessita, por isso fizemos a opção de doar”, pontua o reitor do IFPI Paulo Henrique Gomes.

Harley Azevedo, do comitê de assuntos públicos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, explicou que a produção do material faz parte do projeto Mãos que Ajudam, desenvolvido em todo o país. “Além do insumo, que foi repassado para produção do álcool pelo IFPI, nossos membros ajudaram no processo de envase, rotulagem, fechamento, empacotamento e entrega”, disse. O material foi encaminhado para o almoxarifado da FMS, que fará a distribuição de acordo com as necessidades das unidades de saúde de Teresina.

O presidente da FMS, Manoel de Moura, ressaltou a importância da colaboração entre diversos setores da sociedade no combate à Covid-19. “Esse ato de solidariedade tem uma grande relevância social, nesse momento atípico e desafiador que o mundo enfrenta. A FMS e o município de Teresina só têm a agradecer, e enaltece esta parceria”, afirmou o presidente.