As inscrições para a edição 2020 do Projeto Cultural “Se Essa Rua Fosse Minha” estão na última semana. A iniciativa tem como objetivo nomear ruas e logradouros públicos de Teresina em homenagem a pessoas falecidas que contribuíram de alguma forma para a cidade. Quem tiver interesse em participar tem até as 14h da próxima sexta-feira (31) para efetuar a sua inscrição. Em respeito às medidas de isolamento social no combate à pandemia de Covid-19, tudo será realizado on-line.

Os interessados deverão preencher um formulário que pode ser acessado nos sites da Prefeitura de Teresina (pmt.pi.gov.br) e da SEMPLAN (semplan.teresina.pi.gov.br), além do aplicativo Colab, disponível para celulares Android e IOS. “Em meio a esta pandemia, optamos pela forma mais segura de realizar esse projeto, que é utilizando a internet. Esperamos que nesta última semana a população continue participando em peso e que muitas outras homenagens sejam feitas”, afirma o secretário municipal de Planejamento, José João Braga.

No formulário, além de informações do homenageado, são solicitados também dados de contato de quem está fazendo a inscrição e a zona do município onde deverá se localizar a rua nomeada. É importante que seja incluída uma breve biografia da pessoa que se pretende homenagear, contando um pouco de sua história e de sua contribuição para a cidade e para a comunidade em que viveu, seja através do seu trabalho, de seu envolvimento com causas para melhorar a sociedade, ou uma história de vida inspiradora, por exemplo.

Uma comissão formada por membros de instituições de conhecimento sobre o assunto, como IBGE, IPHAN, entre outros, irá avaliar e validar os nomes inscritos que atenderem aos critérios previstos. Após essa fase, será realizado um sorteio para definir quais ruas ou logradouros receberão o nome dos homenageados.

Todo o processo, desde a realização das inscrições até as reuniões da comissão especial, será feito de forma virtual, cumprindo as medidas de isolamento social. O sorteio, que normalmente ocorre na presença das famílias dos homenageados, este ano será transmitido através das redes sociais da Prefeitura de Teresina.

“O projeto Se Essa Rua Fosse Minha é de grande relevância para a cidade. Ao mesmo tempo em que estimula a participação popular no planejamento urbano, participando da nomeação dessas ruas e facilitando serviços de entregas e de prestação de serviços, homenageia pessoas comuns da cidade, mas que merecem serem reconhecidas”, completa a secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida.

Após o período de inscrições, validação da comissão especial e sorteio das ruas, a Prefeitura de Teresina irá encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei com as denominações das novas ruas. O projeto de lei será votado e, após aprovação, transformado em lei e publicado no Diário Oficial do Município.