As comunidades das ocupações consolidadas de Teresina, Terra Prometida (zona Sul), Dandara dos Cocais (zona Norte), Vila Padre Humberto (zona Norte), Vila Nova Esperança (zona Sudeste) foram beneficiadas com a regularização do abastecimento de água. O prefeito Firmino Filho participou da entrega do serviço em solenidade virtual realizada na manhã desta terça-feira (28). A Águas de Teresina implantou novas redes para levar água tratada para os moradores destas ocupações.

Nestas quatro ocupações foi realizada a implantação de 24.152 km rede regular de abastecimento de água; instalação de hidrômetros e regularização de ligações, bem como cadastro na Tarifa Social. São 2.116 famílias nessas áreas, sendo 8.040 pessoas.

Para o prefeito Firmino Filho, a regularização da água representa um salto na qualidade de vida da população. “A chegada da água dá um salto qualitativo no processo de crescimento dessas comunidades. Esses são os frutos que o novo arranjo institucional entre Prefeitura de Teresina e Águas de Teresina tem proporcionado, um arranjo maduro, com capacidade técnica de fazer acontecer e os frutos para a população estão aparecendo. Essas comunidades agora têm continuidade de abastecimento de água, investimento importante, especialmente nesse momento de pandemia em que os hábitos de higienização são necessários e urgentes”, afirmou.

Ao todo, a Águas de Teresina implantou 78 km de novas redes para levar água tratada onde o fornecimento ocorria através de gambiarras. Na zona Sul, receberam investimentos também ocupações consolidadas como Parque Vitória e Parque Eliane. Já na zona Sudeste, a Vila Nova Esperança conta agora com água tratada. Na zona Norte, Dilma Rousseff, Leonel Brizola, Padre Humberto também foram beneficiados. A Vila Nova Conquista I e II está em obras para implantação da rede de água.

Segundo Cleyson Jacomini, diretor presidente da Águas de Teresina, esta é a primeira de várias outras entregas de serviços que ainda acontecerão este ano na cidade. “Hoje fazemos a entrega de uma infraestrutura de água que demonstra uma ação que deu certo, com um bom planejamento. A comunidade participou a todo momento para entender qual a demanda. Foram mais de 78 km de rede, mais de 30 mil famílias beneficiadas. Esse projeto executado aqui serve de modelo para todo o Nordeste. E o nosso propósito é fazer Teresina olhar para frente e se destacar na área de saneamento básico. Ao investir em saneamento contribuímos de fato com a cidade”, destacou.

O plano de regularização do abastecimento na capital é um esforço conjunto do poder público e iniciativa privada. “Desde o ano de 2018, a Prefeitura vem se reunindo com a Águas de Teresina para providenciar a regularização de água potável em dez vilas de diferentes zonas da cidade. Todas elas, somadas, dão o universo de 7,5 mil famílias, que hoje estão abastecidas com água”, destaca Marco Antônio Ayres, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação.