Devido à pandemia da Covid-19, as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Habitação (Semduh) ganharam nova proposta e agora são realizadas de forma digital, com divulgação de vídeos nas redes sociais, grupos de WhatsApp das escolas, grupos de condomínios e estabelecimentos cadastrados junto à secretaria.

“A divulgação da coleta seletiva era feita por meio de palestras, teatro infantil, oficinas de reaproveitamento de materiais e visitas porta a porta em condomínios residenciais, empresas e escolas. Isso já fazia parte da rotina das equipes de educação ambiental. O momento pede uma mudança e reestruturação na forma de passar essas informações, assim, as plataformas digitais surgiram justamente como uma resposta positiva que permite essa atuação de uma maneira segura para os colaboradores e para o teresinense”, explica o secretário executivo da Semduh, Vicente Moreira.

Os vídeos trabalham de forma bem humorada a importância da destinação correta de materiais como vidro, plástico, metal e papel, orientando a população sobre como e onde descartá-los. “Toda semana é divulgado pelo menos um vídeo diferente. Reforçamos os locais onde existem os 21 Postos de Entrega Voluntária (Pevs), quais materiais são recebidos e quais não são permitidos, por exemplo. Além de tutoriais ensinando a reaproveitar material reciclável em casa. A nova ideia tem sido bem aceita, temos recebido áudios de agradecimentos e algumas escolas estão repercutindo os vídeos em suas redes sociais para alcançar ainda mais público”, destaca a Jeanne Leal, educadora ambiental.

Para receber o material digital das equipes de educação ambiental, basta solicitar pelos números de telefone (86) 98104-6797 e (86) 98130-7739.