Dados levantados pela Prefeitura de Teresina, através da Startup InLoco, apontaram que 42,40% dos teresinenses  ficaram em casa e cumpriram as medidas de isolamento social, como principal forma de diminuir o número de contaminação do novo coronavírus na cidade. No ranking nacional entre as capitais, Teresina ficou em 4º lugar.

O percentual registrado ontem foi 0,8% maior que o índice de segunda-feira, que ficou em 41,6%. Na semana passada, os dados permaneceram oscilando entre 43% e 41%, tendo taxas maiores no sábado e domingo, pontuando 51,9% e 54,9%, respectivamente, quando a Prefeitura tem adotado medidas mais restritivas para o isolamento social.

O levantamento é feito a partir do georreferenciamento de smartphones monitorando a localização dos usuários quando se conectam à internet pelo celular. Os dados apontam que os moradores da região centro-norte foram os que mais cumpriam as medidas, registrando o percentual de 44,04%. Entre os bairros, o melhor desempenho foi no Bom Princípio, que pontuou 56% de isolamento social.

Para melhorar os índices no processo de retomada das atividades na capital, a Prefeitura está adotando medidas mais rígidas de isolamento na cidade aos finais de semana, autorizando o funcionamento somente de alguns serviços essenciais.

O prefeito Firmino Filho publicou, na última segunda-feira (27), decreto estabelecendo a continuidade das restrições para o funcionamento das atividades na cidade nos próximos dois finais de semana do mês de agosto. As medidas serão aplicadas aos sábados e domingos, especificamente nos dias 01, 02, 08 e 09 de agosto.