As inscrições do processo de seleção de startups do Edital Ideas for Farm estão abertas. O pontapé inicial partiu de uma live no Instagram que marcou a parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), idealizadora do Programa THEch, com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio-Norte). O Edital Ideas for Farm vai selecionar três equipes com ideias ligadas ao agronegócio.

“A Embrapa nos procurou para fazer parte dessa fase do Programa Thech, que teve início em fevereiro, com 24 equipes, que ao longo desses meses estão sendo capacitadas. O programa selecionaria dez equipes, mas com a entrada da Embrapa selecionaremos 13, sendo que três devem ser ideias ligadas ao agronegócio. É um segmento que não era inicialmente o foco, mas vai trazer um ganho para a cidade”, explicou Raul Ferraz, secretário da Semdec.

De acordo com a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Norte, Izabella Hassum, a região Nordeste tem potencial para investir nas ideias de inovação e empreendedorismo na área do agronegócio. Ela destacou que esse é um dos motivos da empresa se somar à proposta do Programa Thech.

“O Brasil é um país do agronegócio. Mais do que nunca as pessoas passaram a se preocupar com o que tem colocado na mesa. Não adianta só a gente produzir muito e exportar muito, mas produzir alimentos que sejam seguros para o consumo e é neste momento que a tecnologia entra. Precisamos investir na pesquisa científica agropecuária e nos posicionar no meio da inovação. O Nordeste pode entrar bastante forte com isso e Teresina não pode perder essa oportunidade, por isso esse esforço somando com a Prefeitura de Teresina”, comentou.

Inscrições

Os interessados podem realizar as inscrições das equipes até o dia 17 de agosto, por meio do link https://www.embrapa.br/meio-norte/ideas-for-farm. Os selecionados, com o apoio da Embrapa, contribuirão na inovação da empresa e seus públicos alvos em temas definidos ligados ao agronegócio.

O Programa THEch é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, por meio da Semdec, em parceria com a Softex, Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip). A ideia é que equipes empreendedoras e startups desenvolvam soluções inovadoras para construir um ecossistema cooperativo e resolver problemas públicos ou empresariais.