Com o retorno de alguns setores de comércio e serviços desde a última segunda-feira (27), foi intensificada a fiscalização dos estabelecimentos na zona Sudeste da capital. Equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da região, em parceria com a Guarda Civil Municipal, estão percorrendo as ruas comerciais da região para orientar comerciantes e consumidores.

Segundo o superintendente da SDU Sudeste, Isaac Meneses, a ação possui caráter principalmente educativo. “Existe todo um planejamento para o retorno das atividades econômicas em Teresina e é importante que ele seja seguido firmemente para que tenhamos sucesso. Os fiscais estão fazendo esse trabalho de orientação e contamos com a compreensão e colaboração dos comerciantes nessa tarefa”, ressalta o gestor.

Nesta fase estão autorizados a funcionar setores do comércio varejista e atacado de informática, telefonia e comunicação, eletrodomésticos, equipamentos de áudio e vídeo, móveis, colchoaria, iluminação, instrumentos musicais e acessórios, artigos médicos e ortopédicos, ótica, joalheria e relojoaria, artigos para animais de estimação, equipamentos para escritório, artigos fotográficos e de filmagem e aparelho eletroeletrônicos.

O gerente de Controle e Fiscalização da SDU Sudeste, Alexandre Nogueira, explica que o funcionamento deve obedecer ao horário previsto e às normas de segurança. “Os estabelecimentos só podem funcionar durante seis horas por dia, durante quatro dias da semana. Nesse sentido, estamos orientando as pessoas e verificando o cumprimento do decreto e das medidas de higiene, com o distanciamento de dois metros e uso da máscara e álcool em gel”, destaca.