A coleta de resíduos descartados de forma irregular na zona Sudeste, de janeiro a julho de 2020, teve um aumento de aproximadamente 1.987 toneladas em comparação ao mesmo período de 2019. O mês com maior índice foi abril, quando houve uma variação de aproximadamente 25,7%. A remoção desse tipo de resíduos é feita de forma mecanizada, com o uso de caminhões caçamba. São recolhidos detritos e lixos depositados em vias e espaços públicos onde o descarte é indevido.

Segundo a Gerência de Serviços Urbanos da SDU Sudeste, o aumento foi motivado pelo maior tempo de permanência dos moradores em casa durante o período de isolamento social.

“Notamos um aumento considerável na produção de resíduos dos últimos meses de pandemia em relação ao ano passado. Entendemos como um reflexo da mudança de rotina das pessoas, que passaram a ficar mais tempo em casa. Contudo, o descarte irregular do lixo não pode ser justificado, pois na zona Sudeste existem dez Pontos de Recebimento de Resíduos (PRR’s), que são locais apropriados para isso”, ressalta Isaú Pereira, gerente de Serviços Urbanos.

Para informar o descarte de resíduos sólidos em áreas indevidas, a população pode realizar denúncia por meio do aplicativo Colab ou telefone (86)99416-2140.