Ascom/Semec

Desde o mês de junho, os alunos da Rede Municipal de Teresina estão aprendendo por meio de atividades não presenciais. Para acompanhar a participação dos mais de 90 mil alunos, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou, de forma virtual, a primeira reunião gerencial com os diretores das escolas.

De acordo com o monitoramento dos gestores, cerca de 80% das crianças estão acessando as ferramentas disponíveis para a transmissão das atividades, como as aulas na TV, a plataforma “Em casa eu aprendo” ou outros aplicativos virtuais. Também está incluso nessa porcentagem o grupo que recebe as atividades impressas diretamente na escola.

“Consideramos positivo o número de alunos que alcançamos com as ferramentas de aulas remotas, mas também queremos saber, de fato, a qualidade desse acesso”, pontua a coordenadora de Supervisão, Naira Macedo. Segundo ela, a Secretaria estuda a devolutiva das atividades e busca, junto com os diretores, acompanhar o desempenho dos alunos nos últimos meses.

A secretária municipal de Educação, Kátia Dantas, explica que com os dados em mãos, após a reunião gerencial, é possível iniciar uma busca ativa pelos alunos que ainda não estão integrados ao regime não presencial. “Temos em média 20% que não participa das atividades e não interage com os professores, é hora de ir em busca de cada um para identificar as principais barreiras e inserir esse aluno em uma das nossas atuais estratégias de ensino”, finaliza.