Teresina registrou mais 408 novos casos e sete óbitos por Covid-19. Segundo dados divulgados na última terça-feira (18) pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a capital contabiliza atualmente 22.511 casos confirmados e 850 óbitos pelo novo coronavírus.

Os novos óbitos notificados ocorreram nos dias 15, 17 e 18 de agosto, sendo de cinco pessoas do sexo masculino e dois do sexo feminino. Apenas um deles não tinha comorbidade, mas tinha idade avançada. Os demais pacientes tinham comorbidades como diabetes, hipertensão arterial e tabagismo e idade entre 48 e 70 anos.

Teresina apresentou, por sete semanas consecutivas, uma queda no número de atendimentos por Síndromes Gripais (SG) e infecções respiratórias causadas por diversos agentes, entre eles o novo coronavírus. No período de 21 a 27 de junho foram registrados 20.016 atendimentos. Já entre os dias 9 e 15 de agosto o número caiu para 11.875, sinalizando diminuição de 41% desses casos em Teresina.

Os dados foram extraídos do Painel de Dados Covid-19 da FMS de Teresina, que contabiliza dados da rede pública e privada da capital piauiense. “Houve redução nos atendimentos por Síndromes Gripais, de forma gradual, desde a 26º semana até a 33° semana. No caso da 34º semana, que só irá se encerrar no dia 22 de agosto, iremos observar se continua essa tendência de queda”, explica o médico infectologista do Comitê de Operações em Emergências (COE) da FMS, Kelsen Eulálio.