O Centro de Operações em Emergências (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou cinco óbitos decorrentes de complicações da Covid-19 em Teresina, neste sábado (22). Houve ainda 47 novos casos confirmados da doença. No total, a capital registra 875 mortes e 23.380 pessoas infectadas pelo novo Coronavírus. O número de pessoas recuperadas chegou a 11.358.

Os novos óbitos notificados ocorreram nos dias 21 e 22 de agosto. Entre os óbitos confirmados, três eram do sexo feminino e dois do sexo masculino. Os pacientes tinham entre 66 e 84 anos e todos apresentavam comorbidades como obesidade, diabetes, doença renal, doença cardíaca e hipertensão arterial. Das cinco pessoas, três eram moradoras da zona Sul, uma da zona Norte e a outra da zona Leste.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforça que é fundamental manter os cuidados para evitar a disseminação do novo Coronavírus, como uso de máscara ao sair de casa, distanciamento de 2 metros entre as pessoas e evitar aglomerações. Na última sexta-feira (21), o índice de isolamento social de Teresina foi de 37,2%, segundo dados da statup Inloco. As taxas têm caído durante a semana, desde que iniciou o processo de reabertura das atividades econômicas e sociais.

Por conta disso, a Prefeitura de Teresina adotou, durante final de semana, medidas mais rígidas em relação ao funcionamento das atividades econômicas. A decisão é uma obediência ao decreto nº 19.995, que tem como objetivo aumentar os índices de isolamento social nestes dias para diminuir a disseminação da Covid -19 na capital.