O Centro de Operações em Emergências (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou um óbito decorrente de complicações da Covid-19 em Teresina na última terça-feira (08). Houve ainda 291 novos casos confirmados da doença. No total, a capital registra atualmente 943 mortes, 27.199 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 12.524 curadas.

O óbito notificado ocorreu no dia 07/09. A pessoa tinha 51 anos, era do sexo masculino e tinha problemas cardíacos. Pessoas internadas com Covid-19 podem precisar de leito de UTI para concluir o tratamento. Atualmente, 59,32% dos leitos de UTI Covid estão ocupados.

Os números de casos estão estáveis e os óbitos em queda. Amparo Salmito, médica infectologista da FMS, alerta a necessidade de manter os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, como uso de máscara ao sair de casa, distanciamento de dois metros entre as pessoas e evitar aglomerações.

Essas condutas são recomendadas pelo Ministério da Saúde, considerando que a transmissão da Covid-19 acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque ou aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro ou por meio de objetos ou superfícies contaminadas.