A Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou em seu sistema a morte de uma pessoa vítima de Covid-19 em Teresina na última segunda-feira (16). Houve ainda 86 novos casos confirmados da doença. Desde o início da pandemia, no mês de março, até agora, a capital piauiense contabiliza o total de 1.137 óbitos. Os dados apontam ainda 40.589 infectados pelo novo coronavírus e 16.295 recuperados da Covid-19.

O óbito registrado ontem foi de uma mulher de 85 anos e data de 19 de setembro. Ela era moradora do bairro Lourival Parente e não tinha doença pré-existente. A FMS mantém, durante toda a pandemia da Covid-19, um grupo de profissionais que monitoram a doença na cidade. Eles compõem o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE).

Walfrido Salmito, médico infectologista do COE, alerta para a necessidade de se manterem os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, como o uso de máscara ao sair de casa, distanciamento de dois metros entre as pessoas e evitar aglomerações. Essas condutas são recomendadas pelo Ministério da Saúde, considerando que a transmissão da Covid-19 acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque ou aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro ou por meio de objetos ou superfícies contaminadas.