Ascom/FMCMC

As Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho e a Galeria Devaldino Portelada, mantidos pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), tornaram-se ponto de encontro e visibilidade das mais variadas formas de manifestações artísticas da capital. Além de contribuir com o contato direto de artistas com o público, estes espaços vêm estimulando a prática de ir ao centro e a democratização da arte para diversos públicos.

Para o coordenador de artes visuais da FMC, Guga Carvalho, a ideia é mostrar um cenário diversificado de artes visuais. “Nos últimos anos, tivemos diversas exposições, de diferentes artistas. Nosso maior objetivo continua sendo oferecer ao público da nossa cidade um cenário diversificado das artes”, afirma.

Localizada no Centro Nacional de Cultura da Justiça (Cenajus), a Galeria Devaldino Portelada é uma das grandes conquistas da cultura, pois veio para contribuir com a valorização do trabalho artístico da cidade, assim como a Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho, localizada dentro do Mercado Municipal da Cidade, um ambiente artístico cultural acessível e democrático.

“Desde o início de nossa jornada na cultura, pensamos em projetos para valorizar trabalhos de novos e já consagrados artistas. As artes visuais ganharam visibilidade nos espaços que proporcionam a sensação de pertencimento de todas as partes. São nesses lugares que os novos e até mesmo estudantes dão o pontapé inicial em suas carreiras e isso nos motiva”, disse Luis Carlos Alves, presidente da Fundação Monsenhor Chaves.