Rômulo Piauilino

Seguindo o exemplo de grandes capitais do país, Teresina ganhou, neste final de ano, o primeiro espaço de lazer para cães da cidade. Localizado na Praça Vilmary, na zona Leste da cidade, o Espaço Canino Thayron foi inaugurado nesta quinta-feira (31), pelo prefeito Firmino Filho. A iniciativa é uma forma de investir no bem-estar dos pets e de dar mais um passo na garantia dos direitos dos animais na capital.

O prefeito explica que este é um projeto-piloto e a ideia é que outras praças e espaços públicos da capital possam contar com um espaço como este. “Não tenho a menor dúvida de que sesse será um importante espaço para que nós possamos aprender a como fazer uma boa infraestrutura para os nossos animais. E, com esses aprendizados, nós vamos poder expandir para outros espaços públicos da cidade de Teresina. Cresce o movimento pela garantia dos direitos dos animais, que são cada vez mais importantes, na qualidade de vida das famílias e não apenas na segurança. Então nós temos que ter um olhar diferenciado para os nossos queridos bichinhos domésticos”, afirmou.

Rômulo Piauilino

A presidente da Apipa (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais), Daniela Ramos, participou da inauguração e conta que aprovou o espaço. Para ela, esse é um grande passo que Teresina dá na garantia do direito dos animais. “A estrutura está em cima do que os animais precisam, eles lembraram da água, tem local para os donos sentarem, areia para que os animais façam suas necessidades, com lixeira para que seja recolhido, eu achei bem bacana. A gente só conhece espaços como estes em grandes capitais e Teresina já está dando um grande passo, eu acho que foi uma bela iniciativa”, afirmou.

Quem aproveitou o espaço já no dia da inauguração foi a advogada Jéssica Monteiro e seu cãozinho Logan. Ela conta que ficou feliz com a iniciativa e que será uma frequentadora assídua do local. “Achei muito legal, principalmente em Teresina que ainda tem poucos locais pet friendly para a gente poder passear com os nossos cachorros. Até mesmo em parques as pessoas ainda olham torto quando chegamos com cachorro, principalmente quando é de grande porte”, comemorou.

Rômulo Piauilino

O espaço foi idealizado pela deputada Lucy Soares, que também participou da inauguração. “Tive o primeiro contato com o cachorródromo no Parque Buenos Aires, em São Paulo, achei interessante e fui pesquisar sobre o assunto. Eu vi que esse tipo de política pública voltada ao bem-estar animal já está presente em várias outras cidades e porque não aqui em Teresina? Então estamos dando o pontapé inicial do primeiro espaço canino na cidade de Teresina. Estes espaços são importantes porque os animais fazem parte da nossa família. E vamos abraçar esta causa”, pontuou.