Os resultados do Programa Vila Bairro Segurança (VBS) já estão, a partir desta quinta-feira (31), disponíveis à população através de um e-book que foi produzido pela Prefeitura de Teresina em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Criado em 2018, o programa teve como objetivo promover ações de prevenção e combate à violência nos 13 bairros que compõem o Projeto Lagoas do Norte. O livro está disponível no site da Semcaspi.

Durante sua execução, o Vila Bairro Segurança possuiu duas frentes de atuação. A primeira com medidas preventivas através dos projetos “Meu Bairro é Vivo”, “Sou Capaz”, “Teresina pela Paz” e “Educando para Prevenir”. E a segunda, nas medidas protetivas que foram desenvolvidas através dos projetos “Teresina Protege” e “Blitz Sufoco”. Visando a promoção dessas intervenções sociais de forma multissetorial, o programa contou com um trabalho integrado realizado pela Guarda Municipal de Teresina (GCM) em parceria com equipes de órgãos como Polícia Militar, Vara da Infância e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS).

“Ao integrar diversas ações e atores sociais que atuam nas políticas públicas, o programa valorizou as dimensões territoriais e cenários socioeconômicos da área inicial definida para o seu primeiro momento de execução, que foi o território de abrangência do Parque Lagoas do Norte. O projeto buscou discutir e implementar ações na área da segurança pública no âmbito da gestão municipal e atender os anseios mais relevantes da população”, destaca a secretária de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Janaína Carvalho.

A publicação aborda o Vila Bairro Segurança partindo do ponto de sua criação, o cenário vivenciado pelos moradores do Lagoas do Norte antes da implantação do programa e o legado deixado para o setor de segurança municipal. O material foi elaborado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e pela Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan). Os dados foram organizados pelo Fórum Brasileiro de Segurança.

O coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques, explica que a publicação do e-book sobre o programa Vila Bairro Segurança sintetiza todo o processo de implantação na região de Lagoas do Norte e apresenta um modelo de articulação das várias frentes do poder público para pensar a prevenção à violência nos próximos anos.

“Muito foi feito até aqui. E esta publicação tem como objetivo reunir a experiência desenvolvida neste período, apontando alguns desafios do futuro, como a consolidação das metodologias utilizadas em seus principais projetos, o fortalecimento de uma equipe técnica responsável pelo programa e das instâncias de governança da política pública”, disse o coordenador.

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, depois da implantação do programa, a região teve redução de 50% nos crimes violentos letais intencionais, queda de 39,29% nos roubos de veículos e 20% nos furtos em vias públicas.

“O Vila Bairro Segurança teve como ponto de partida as problemáticas levantadas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública no ano de 2016. Depois desse primeiro levantamento, a gente construiu as frentes de atuação do programa. O livro vai legitimar que todas as ações integradas obtiveram êxito. Nós conseguimos aumentar a sensação de segurança na região do Lagoas do Norte”, disse a assessora técnica da Semcaspi, Débora Ferraz.

Os 13 bairros assistidos pelo programa foram Acarape, Aeroporto, Alto Alegre, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, São Francisco e São Joaquim.