A Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou no sistema a morte de mais quatro pessoas vítimas da Covid-19 em Teresina. Desde o início da pandemia, no mês de março, até agora, a capital piauiense contabiliza o total de 1.246 óbitos. Os dados apontam ainda 52.771 infectados pelo novo Coronavírus e 27.008 recuperados da Covid-19.

Os óbitos registrados foram de três homens e uma mulher, eles tinham entre 39 e 83 anos. Todos tinham doenças pré-existentes como cardiopatia, diabetes, doença neurológica e obesidade.

“A Covid-19 causa inflamação e fibrose nos pulmões, além de trombose nos vasos pulmonares, o que pode diminuir a capacidade respiratória e levar a uma diminuição da função, com cansaço fácil e maior dificuldade para a realização de atividade física. Ela também pode causar problemas musculares pela inflamação dos músculos e pelo período de imobilização em internações longas, além de já termos descrições de comprometimento cardíaco, entre outros”, explica o infectologista Kelsen Eulálio, membro da Comissão de Operações em Emergências (COE) da FMS.

Ele ainda fala que é de suma importância manter os cuidados de prevenção à doença. “Uso de máscara, lavagem constante e correta das mãos. Distanciamento social e, principalmente, evitar aglomerações. A pandemia ainda não acabou”.