Durante este mês é desenvolvida em todo o país a Campanha Janeiro Branco para chamar a atenção para a saúde mental e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) deu início a essa campanha com o tema “mulher que cuida da mente, cuida vida”,  com a prioridade para a saúde mental das mulheres em Teresina, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade.

“Vamos intensificar a divulgação de todos os nossos canais de atendimentos para que as mulheres tenham conhecimento e acesso imediato ao atendimento na rede”, disse a secretária da SMPM, Karla Berger.

Em Teresina, o Diagnóstico de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, produzido em 2018, aponta que 46,7% das mulheres em situação de violência em Teresina desenvolveram algum tipo de transtorno mental, por isso a importância de ampliar a discussão sobre o tema, bem como divulgar a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade do mundo e o segundo em casos de depressão. As mulheres são as mais afetadas por estes transtornos, devido a uma conjunção de fatores biológicos, hormonais e culturais a que estão expostas, um problema que foi ainda mais agravado, em decorrência da pandemia onde se observou o expressivo aumento dos casos de violência doméstica.

Em todas as zonas da cidade a Prefeitura de Teresina mantém uma rede de atenção psicossocial. As mulheres em situação de violência doméstica podem procurar atendimento no Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), rua Benjamin Constant, 2170 – Centro Norte. Fone 3233-3798. whatsapp 99416-9451

O atendimento às mulheres também está disponível nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

CAPS Leste

Rua Visconde da Parnaíba, 2435 – Horto Florestal. Fone 3216-3967

CAPS Norte

Rua Presidente Lincoln, 2978 – São Joaquim. Fone 3213-2080

CAPS Sudeste

Rua Poncion Caldas – Bairro Colorado / Loteamento Parque Sol. Renascença

(ao lado da UBS Redonda)

Fones: 3236-8747 / 3234-2506