A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), através do seu Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e Arborização, enviou uma equipe de técnicos para conhecer um projeto de moradores do bairro Parque Sul em Teresina. A comunidade, que sempre teve vontade de arborizar uma área verde do bairro, ganhou o apoio da SEMAM.

“Eu sempre tive esse sonho de ver essa área arborizada. Aos pouquinhos fui plantando uma árvore aqui, outra ali. Mas percebi que precisaria de ajuda. Foi quando fiz um vídeo para Secretaria do Meio Ambiente que prontamente já nos apoiou e enviou mudas para transformarmos esse local”, comemorou Hortelina Viana, moradora do Parque Sul.

Mudas nativas, frutíferas e ornamentais foram plantadas no local com a ajuda dos moradores. Além das plantas, a equipe da Secretaria enviou profissionais para auxiliar com informações importantes junto a comunidade: como plantio e conservação, espaçamento entre as mudas e até oficinas sobre compostagem.

“A nossa comunidade é muito carente nesse sentido e ações como essa de conscientização e preservação ambiental são muito importantes para nós. Esperamos que essas ações também sejam ampliadas para outras áreas porque isso vai beneficiar toda a cidade”, finalizou a moradora.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente ampliou seus canais de comunicação junto a comunidade. “Qualquer cidadão que queira participar e ajudar seu bairro com o plantio de mudas pode nos procurar. Temos setores específicos prontos para auxiliar nesse trabalho. Além disso, temos dois viveiros de mudas que estão à disposição de Teresina”, afirmou Naisis Castelo Branco, gerente do NEA.

Mudas nativas, frutíferas e ornamentais foram plantadas no local com a ajuda dos moradores Foto(Ascom/Semam)