Fotos: Ascom Semec

A Escola Municipal Delmira Coelho Machado, localizada no bairro Buenos Aires, zona norte de Teresina, começou este ano a participar do Programa Forças no Esporte (PROFESP), realizado em parceria com o Exército Brasileiro. Na manhã desta quinta-feira (30), 25 alunos receberam cestas básicas entregues pelo 25º Batalhão de Caçadores, como forma de auxiliar na alimentação de famílias impactada pela pandemia da Covid-19.

“A parceria começou em 2019. Hoje demos início ao Programa nesta escola, atendendo um grupo de alunos do 7º ano do ensino fundamental. Por conta da pandemia, as atividades estão temporariamente suspensas, mas assim que possível estarão de volta presencialmente”, explica Keyla Cardoso de Sousa, gerente de Assistência ao Educando da Semec.

A Escola Municipal Deputado Antônio Gayoso, no bairro São Joaquim, também faz parte da iniciativa. Os alunos receberão cestas básicas mensalmente do 2° Batalhão de Engenharia e Construção (2°BEC).

O Profesp é uma parceria do Ministério da Defesa com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e visa a redução de riscos sociais, o fortalecimento da cidadania e da inclusão social por meio do acesso à prática de atividades educacionais e esportivas socialmente inclusivas nas Organizações Militares (OM) no contraturno escolar. Também oferece uma alimentação saudável e de qualidade, reforço escolar, palestras, campanhas educativas e desenvolvimento de habilidades profissionais.

“O programa é um suporte ao aprendizado, principalmente para aqueles alunos que têm uma dificuldade de acesso às aulas remotas, por falta de celulares ou de acesso à internet. São aulas de português e matemática para reforçar o aprendizado dos nossos alunos, e quando as atividades puderem ser presenciais, os estudantes terão acesso às demais ações oferecidas pelo Profesp no contraturno escolar”, ressalta a secretária executiva de Gestão da Semec, professora Edileusa Sampaio.

Para participar do Profesp, os alunos são selecionados levando em consideração um trabalho de pesquisa junto ao desempenho escolar, relacionamento com a família e questões de vulnerabilidade.