Foto: Ascom Semec

Uma reunião entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e a RGM Tecnologia, nesta quinta-feira (06), discutiu a implantação do Portal de Prestação de Contas do órgão. Participaram o representante da empresa de consultoria e funcionários do setor de Finanças da Secretaria.

O objetivo é acabar com o uso de papel no processo de prestação de contas das 318 unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino. A plataforma está em desenvolvimento e deve começar a funcionar no prazo de 90 dias.

“Nesta primeira etapa, toda a rede de ensino vai repassar as informações e relatórios solicitados pela Gerência de Finanças da Semec eletronicamente. Num segundo momento, toda a prestação de contas deve ser realizada exclusivamente por meio da plataforma, com a informatização dos processos e a integração com o e-governo, que contempla todos os órgãos da administração pública”, explica Juliano Dorneles, consultor da RGM.

“A prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e outros recursos recebidos pelas unidades de ensino, assim como toda a movimentação financeira, passarão a ser disponibilizadas exclusivamente na plataforma digital. O prazo estipulado pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, é janeiro de 2022. Portanto, até lá o Portal de Prestação de Contas deve estar em pleno funcionamento”, afirma a secretária executiva de Gestão da Semec, professora Edileusa Sampaio.