A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) e do Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), divulgou nesta terça-feira, (18/05), o resultado oficial do I Concurso de Vídeo Socioeducativo, em alusão ao Dia de Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantojuvenil. Ao total, oito vídeos foram vencedores, sendo 04 na modalidade criança e 04 na modalidade adolescente.

O I Concurso de Vídeo Socioeducativo faz parte da campanha “Respeite-me! Meu corpo não é brincadeira! Chega de violência contra criança e adolescente”, e teve como objetivo estimular o desenvolvimento da criatividade do público do SCFV, tendo como alvo as crianças e adolescentes, diante da temática do abuso sexual infantojuvenil.

De acordo com Franciana Beleense, coordenadora da Aepeti, os vídeos que foram postados no perfil oficial da Aepeti Teresina foram analisados por uma comissão seguindo um regulamento elaborado para o concurso.

“O que foi mais gratificante perceber foi empenho das famílias e amigos destas crianças e adolescentes em valorizar o trabalho deles, porque percebemos o quanto é importante esta elevação do espírito de protagonismo que eles têm. Se desde agora, pequenos, a família e a sociedade em geral estimulá-los a continuar pensando, refletindo e falando sobre estas questões sociais, certamente, serão adultos mais politizados de seus direitos e deveres. Inclusive, estas crianças e adolescentes tendem a incentivar os colegas a participar dos próximos que virão”, ressaltou.

Para Franciana Beleense, o I Concurso de Vídeo Socioeducativo foi uma experiência excepcional porque são crianças e adolescentes falando para os públicos de mesma faixa etária.

“O mais interessante é que a gente solicitou vídeos caseiros feito por eles mesmos, porque a linguagem deles fica muito mais compreensiva para os públicos ao qual estamos direcionando, que são outras crianças e adolescentes. Isso fortalece a rede de proteção e fortalece também o processo de informação. É muito bacana ver isso não só na fala deles, mas principalmente nas respostas dos pais destas crianças e adolescentes, que se sentiram tocados pelas mensagens e interagiram com a gente”, pontuou.

Os oito ganhadores serão premiados em solenidade que acontecerá no dia 27 de maio de 2021, no auditório da Semcaspi.

Ganhadores do I Concurso de Vídeo Socioeducativo

Modalidade Criança