Os diretores que assumiram recentemente a gestão de 18 unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina participaram, nesta segunda-feira (24), da segunda etapa de capacitação sobre prestação de contas. O encontro foi no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Em capacitação anterior, os gestores conheceram detalhes sobre os recursos que terão acesso para manter a escola, tanto a nível municipal quanto federal. Agora, visualizaram na prática como preencher as fichas corretamente.

“Eles já estão passando por esses processos burocráticos, e o que oferecemos é apoio, orientações para facilitar a rotina administrativa desses diretores, que estão tendo contato com tais responsabilidades pela primeira vez”, explica a técnica de Prestação de Contas da Semec, Marlucia Soares.

O prazo para envio de toda a prestação de contas é sempre o mês de janeiro do ano seguinte. Caso percam os prazos estipulados por lei, as unidades de ensino podem ficar sem receber os recursos suplementares e os gestores são responsabilizados administrativamente.

Para Auricilene Silva, diretora do CMEI Peixe Vivo, o curso foi primordial para que cumpra bem a função na escola. “É tudo novo e são muitas informações. Essa segunda etapa, com a prática, foi ainda mais importante para que possamos entender como realmente funciona. Tirei dúvidas e senti que temos apoio nessa tarefa que é tão delicada. Foi ótimo”, conclui a gestora.