O Hospital do Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, terá uma programação especial para alertar sobre os malefícios do uso do cigarro e mostrar os resultados do Programa de Combate ao Tabagismo implantado na unidade e ativo desde 2010. A iniciativa é em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco. O evento ocorrerá dia 31 de maio, das 9h às 11h, no auditório da unidade.

“O evento é restrito e seguiremos todos os protocolos de segurança para evitar a propagação do Coronavírus. O tabagismo é um grave problema de saúde pública. A nicotina do tabaco causa dependência química similar à dependência de drogas como cocaína e é um fator que causa quase 50 diferentes doenças incapacitantes e fatais. Os malefícios do cigarro não são apenas individuais, mas também coletivos”, afirma Gardene Lacerda, psicanalista do hospital do Parque Piauí.

Ela explica ainda que o Programa de Combate ao Tabagismo do Hospital do Parque Piauí conta com uma equipe multidisciplinar. O tratamento, que dura cerca de um ano, concilia terapia em grupo e uso de medicamentos. Os interessados em ingressar no tratamento devem dirigir-se à sala do serviço social do hospital e funciona de segunda a sexta-feira.

Confira programação do evento do dia 31/05/2021:

– Acolhida da gestora Lucifrancis Leal e equipe do programa aos pacientes
– Momento cultural
– Vivência: “Eu me comprometo agora a parar de fumar” (Drª Gardene Lacerda (Psicanalista e psicopedagoga)
– Palestra: Tabagismo e Coronavírus –  a importância de parar de fumar para uma vida saudável- Dr. Rivaldo Macedo (médico)
– Resultados do programa de tabagismo com Alba Valéria (assistente social)
– Encerramento