A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou na manhã desta terça-feira, (01/06), a entrega de equipamentos esportivos aos indígenas venezuelanos, que residem no abrigo Emater. Foram entregues: coletes, cones, duas bolas e rede de vôlei para a prática esportiva.

A ação faz parte do projeto Atividades Lúdicas, que tem como objetivo promover atividades criativas, pedagógicas e esportivas com os indígenas venezuelanos, da etnia Warao.

Segundo Eliana Lago, secretária da Semcaspi, os equipamentos esportivos foram solicitações dos próprios indígenas venezuelanos, que realizavam, de forma improvisada, jogos de futebol e vôlei. “Os equipamentos esportivos foram entregues em parceria com a Semel, que tem atuado com a Semcaspi no projeto Atividades Lúdicas. Apesar de eu estar seguindo para outra secretaria, as ações e projetos planejados terão continuidade, em prol da cidadania e de uma melhor instalação deste público nos abrigos”, pontuou.

Para Yovini Torres, indígena venezuelano acolhido no abrigo Emater, os equipamentos esportivos vão melhorar a estrutura de como vinha sendo praticado os jogos de futebol e vôlei.

“Estamos felizes, que mais uma demanda foi atendida. Aqui, no abrigo, já praticamos esportes, mas com equipamentos improvisados. E com uma nova estrutura, com certeza, irá melhorar as condições destas atividades”, ressaltou.

MELHORIAS NA SAÚDE

Antônio Lucas, educador social do abrigo Emater, explica que a prática esportiva nos abrigos que residem os indígenas venezuelanos ajuda a prevenir doenças e ainda contribui para a socialização.

“Eu como educador social e, ao mesmo tempo, como profissional de educação física, vejo a importância das práticas de atividade física, de exercícios e de jogos, refletem em melhorias no condicionamento muscular e cardiorrespiratório, ajuda também a prevenir de doenças crônicas, hipertensões, diabetes. Neste momento de isolamento social, este material vai proporcionar melhorias entre eles, as práticas esportivas sendo realizadas de forma mais segura e adequadas”, esclareceu.