Uma parceria entre a Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado do Piauí pretende levar qualificação profissional para jovens e adultos na capital. Gestores da Educação de Jovens e Adultos das redes municipal e estadual estão avaliando com a Fundação Wall Ferraz uma forma de disponibilizar para os alunos cursos profissionalizantes gratuitos, integrados com o currículo dessa modalidade de ensino.

Fotos: Ascom Semec

O vereador Dudu está à frente do projeto, que promete ampliar as possibilidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho. Os participantes que tiverem interesse em empreender, também receberão incentivos de financiamento para o início dos negócios.

Nas escolas municipais, mais de 400 alunos da EJA já possuem seu próprio negócio e poderão ampliar a renda com a qualificação. Segundo a coordenadora Vera Lúcia, esse é o caminho ideal para quem precisa se reerguer após os prejuízos financeiros gerados pela pandemia.

“O retorno das aulas presenciais traz também essa novidade, que ainda está em planejamento, mas já nos anima. Nossos alunos precisam dessa força para se sentirem prontos para um mercado de trabalho cada vez mais exigente. É uma ação muito importante até para levantar a autoestima, mostrar que eles podem chegar mais longe”, declara a coordenadora da EJA na Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Para o presidente da Fundação Wall Ferraz, Maykon Silva, a iniciativa vai promover novas oportunidades. “É um momento difícil, com muitas dificuldades impostas pela pandemia, mas conseguimos pensar em parcerias que possam trazer vantagens para os jovens e adultos da capital, ajudando em seu ingresso no mercado de trabalho”, conclui.