Nesta quinta (1) houve mais uma etapa da apresentação do projeto de construção e operação de creches (Fotos: Ascom/Semplan)

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) e Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira (01), mais uma etapa da apresentação do projeto de construção e operação de creches em Teresina. Com atualização, a previsão é de 20 novas unidades de creche de tempo integral e parcial, distribuídas em todas as zonas da cidade, priorizando a proximidade de centros comerciais.

A reunião contou com a participação do Secretário de Governo, André Lopes, representando o prefeito Dr. Pessoa; Secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, e Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, João Henrique Sousa, além do corpo técnico das respectivas secretarias.

Nesta quinta (1) houve mais uma etapa da apresentação do projeto de construção e operação de creches (Fotos: Ascom/Semplan)

De forma remota, representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Economia, através do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), fizeram a apresentação do cenário econômico e estrutural, além do diagnóstico para implantação das novas creches em Teresina.

“Esse é um dos projetos pioneiros no país, com a capacidade de transformar de forma significativa a educação do município. Temos todo um estudo, com base nas informações do IBGE, sobre as áreas com maior necessidade, o valor do investimento e o retorno que esse projeto trará ao município. São informações consolidadas e que, com certeza, trarão um resultado positivo para a gestão”, explicou Wesley Cardia.

A expectativa do projeto de concessão é beneficiar cerca de 5 mil crianças em Teresina e, segundo o diagnóstico apresentado pela equipe do BNDES, o leilão da concessão deve ocorrer no segundo trimestre de 2022.  “Foi nos apresentado o diagnóstico de que, com esse número de 20 creches, elas estejam construídas até 2024. Algo que muito nos alegra, pois, ver a aplicação de um projeto importante na área da educação em tão pouco tempo é excelente para a cidade e engrandece a gestão do prefeito Dr. Pessoa”, disse o secretário de Planejamento, João Henrique Sousa.

“A educação é essencial para o desenvolvimento do município. Este número de 20 creches é muito importante para atender a demanda da cidade e suas zonas. Temos aqui um projeto para mais de 5 mil crianças estudando e dando oportunidade para pais trabalharem com mais tranquilidade. Com isso, aumentamos a oferta de vagas e incluímos novos professores no mercado”, disse Nouga Cardoso, secretário municipal de Educação.