Para construir um plano seguro de retomada das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está dedicada a discussões com grupos diversos, ouvindo sugestões para a reestruturação do plano. Nesta quinta-feira (22), a equipe técnica convidou 15 diretores de escolas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental para contribuir com o plano de ação.

O grupo focal é composto por diretores de unidades de ensino com realidades diferentes, tanto da zona urbana quanto rural. Eles conheceram as diretrizes já pensadas pela Secretaria, que trata sobre uma retomada gradual no formato híbrido, e colocaram suas impressões com base na realidade de suas escolas. Também participaram da reunião membros do Conselho Municipal de Educação de Teresina, que acompanha de perto as discussões sobre o assunto.

“As considerações feitas pelos gestores serão importantes na conclusão do documento que norteará as unidades de ensino sobre os protocolos de retomada”, destacou o secretário executivo de Ensino, Kleytton Halley dos Santos.

De acordo com a Semec, 98% dos trabalhadores da educação já tomaram a primeira dose da vacina na capital. A proposta da Prefeitura de Teresina é iniciar o semestre, dia 04 de agosto, ainda no formato remoto, mas começar uma retomada gradual a partir da segunda semana do mês de agosto, inicialmente com as turmas de 1º, 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, também a Educação de Jovens e Adultos. Todas as escolas deverão retornar as atividades com parte dos alunos assistindo aulas presencialmente e os demais no formato online.

Entre as principais medidas estão o distanciamento entre alunos e professores, uso obrigatório de máscara e a restrição de atividades que possam gerar aglomeração.