O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER) estão em busca de implementar ações de fortalecimento da agricultura familiar. Nesse sentido, representantes dos dois órgãos chegaram à Teresina nesta segunda-feira (26) para reunião com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), as 15h, no Centro de Formação Odilon Nunes.

A alimentação escolar é resultado de uma parceria entre todos os níveis de governo e agricultores familiares. Em Teresina, mais de 30% dos gêneros alimentícios que compõem o cardápio servido nas unidades de ensino são provenientes desse tipo de cultivo.

De acordo com o FNDE, o diálogo com os municípios brasileiros é para ampliar ainda mais as aquisições de alimentos da agricultura familiar, aprimorando as estratégias do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os benefícios de uma boa alimentação levam ao desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, rendimento escolar e formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos.

“O PNAE incorpora elementos relacionados à produção, acesso e consumo, com o objetivo de, simultaneamente, oferecer alimentação saudável aos alunos de escolas públicas de educação básica do Brasil e apoiar o desenvolvimento sustentável local. Nosso objetivo é apoiar os estados e municípios no fortalecimento agricultura familiar no âmbito do PNAE”, anuncia a coordenadora geral do PNAE, Karine Santos.