Dados do painel situacional da Fundação Municipal de Saúde(FMS) apontam que a última semana do mês de julho foi a que registrou o menor número de casos confirmados da covid-19, desde janeiro de 2021. O levantamento mostra que, entre os dias 25 e 31 do último mês, houve uma queda de 21% na média móvel de casos confirmados em Teresina.

O painel também apresenta a redução de 7% no número de óbitos pela doença, na última semana, com dados consolidados, a 28ª, registrada entre 11 e 17 de julho. A semana com menor número de óbitos no ano de 2021. O médico infectologista do Comitê de Operações Emergencias (COE) da FMS, Walfrido Salmito, explica que a situação melhorou consideravelmente.

“Teve redução na quantidade de casos e no número de óbitos. São índices que nos dão esperança de mais redução com o passar do tempo e o avançar da vacinação”, diz.

O painel da FMS também mostra que a última semana foi marcada pelo menor número de internações por covid-19 entre todas as semanas de 2021,com queda de 13%. Teresina também registrou a menor demanda por testes RT-PCR deste ano, com queda de 24%.