As escolas municipais Santa Teresa e Marcílio Flávio Rangel de Freitas foram palco da culminância do projeto Arte nos Muros, no qual os alunos aprenderam sobre o grafite. A turma foi campeã de um concurso cultural e pôde participar de uma intervenção artística nos muros das unidades de ensino.

O projeto proporcionou aos alunos aprenderem sobre o consumo consciente da água e também sobre a arte do grafite. Os estudantes das duas escolas tiveram seus desenhos vencedores por voto aberto, na internet, em uma competição promovida pela Águas de Teresina em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec). Depois, participaram de um workshow sobre o assunto, para então passar à etapa prática.

Afinados com o novo aprendizado, latas de tinta nas mãos e boas ideias na cabeça, os alunos tiveram o auxílio do grafiteiro Alberto Panzer na concepção do trabalho de colorir os muros das escolas, com a proposta da grafitagem. O projeto “Arte nos Muros – Consumo Consciente da Água” oportunizou aos estudantes mostrarem seus talentos, despertando habilidades e tornando-se protagonistas de uma ação inovadora.

“Foi uma lição de vida, onde os alunos trabalharam com cooperação, esforço e talento. Muito bonito ver toda a equipe escolar se envolvendo, gerando uma pintura belíssima nas escolas. O aprendizado transcende os muros da comunidade e enche de vivas cores os olhos que enxergarão o valor de uma oportunidade bem aproveitada”, disse a professora Rita Velosa, técnica de Apoio aos Projetos Educacionais da Secretaria Municipal da Educação (Semec).