A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), vai inaugurar na próxima segunda-feira, (16/08), o Centro de Valorização para População em Situação de Rua, em alusão ao aniversário de Teresina.

O Centro de Valorização para População em Situação de Rua é um espaço em que uniu os serviços já ofertados pelo Centro Pop e pela Casa do Caminho. Na nova unidade, serão oferecidos de acolhimento, atendimentos de assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais.

Segundo o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, o Centro foi planejado e preparado para atender as pessoas que estão em situação de rua em Teresina e contará com serviços em parcerias com outros órgãos e instituições.

“A nova unidade conta com um espaço adequado, com camas novas, colchões novos, ar-condicionado, estrutura nova e até refeitório. É um ambiente nunca antes visto nesta cidade. Já estamos com parcerias com a Fundação Monsenhor Chaves, Fundação Wall, FMS e outras. A gestão do Doutor Pessoa é pensada no povo, especialmente, aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social e este Centro de Valorização tem esta proposta”, ressalta.

De acordo com Edson Araújo, gerente executivo da Casa do Caminho, o acolhimento na nova unidade será duplicado, de 50 para 100 vagas, com amplos serviços

“Até então, fazíamos o atendimento de acolhimento, higienização e refeições. Com o Centro de Valorização, o trabalho passa à ser ressignificado. Porque vamos funcionar lado a lado do Centro Pop e do Seas. Teremos um espaço mais amplo de refeitório, vários banheiros, lavanderias, alas especiais para repouso, capacitação e outros”, esclareceu.

O Centro De Valorização Da Pessoa De Rua fica localizado na Rua Clodoaldo Freitas, nº 1011, Centro/Norte, próximo ao Ginásio Dirceu Arcoverde, conhecido como Verdão.

Foto: Divulgação (Semcaspi)