Nesta sexta-feira (13), a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) completa 60 dias administrando a Coordenação Especial de Asfalto (CEASF), que é responsável por gerenciar a Usina de Asfalto da Prefeitura, por planejar e coordenar os serviços de execução da pavimentação asfáltica e a sua manutenção em toda a zona urbana e rural do município.

Nesse período foram destinadas 2.740 toneladas de CBQU (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) para a recuperação de aproximadamente 170 km de malha asfáltica na capital. Essa recuperação foi realizada através da Operação Tapa-Buraco.

As vias foram definidas após a colaboração da população pelos canais oficiais e em seguida equipes foram enviadas aos locais para realizarem análises das necessidades de recuperação.

O Presidente da ETURB, João Duarte, destaca a importância da empresa ser responsável pela administração da CEASF e, além disso, enfatiza que durante esse período a ETURB está passando por reestruturação para que haja correções nas falhas encontradas durante uma auditoria. “Nosso planejamento de pavimentação tem como prioridade as ruas que ligam Unidades Básicas de Saúde (UBS), vias de grande tráfego e ruas que ligam a escolas, creches e associações de pessoas com deficiência física. A reforma da Usina trará melhorias tanto para a produção de asfalto, quanto segurança para os trabalhadores e questões ambientais,” ressalta o presidente.

Para o Diretor da Coordenação Especial de Asfalto, Paulo Roberto, a mudança na administração é fundamental para que a empresa se adeque e se modernize para que possa prestar um serviço de melhor e maior qualidade para a população de Teresina.

“Estamos realizando processos licitatórios para a modernização da usina e para a aquisição de insumos. Além disso, estamos fazendo a manutenção da malha viária existente e também a revitalização de 53,03 km na sinalização gráfica horizontal e ciclofaixas, como feito na Avenida Padre Humberto Pietrogrande”, complementou o diretor da CEASF.

O presidente enfatiza que após o recebimento do Relatório de Investimentos da Águas de Teresina, a programação da ETURB será feita em conjunto com a concessionária, para que não hajam prejuízos após a finalização das obras.

Além do mais, informa que a partir de setembro/2021 irá executar a pavimentação das vias de grande importância socioeconômica em nosso município.

Foto: Divulgação (Eturb)