A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcaspi), por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), vai promover, entre os dias 16 e 17 de setembro, a XII Conferência Municipal de Assistência Social de Teresina. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal do Youtube TV Semcaspi.

A conferência traz para esta edição o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” e acontecerá de forma híbrida, seguindo todos os protocolos de saúde de distanciamento social.

XII Conferência Municipal de Assistência Social de Teresina será nos dias 16 e 17 de setembro (Foto: Ascom/Semcaspi)

De acordo com Valdeníria Silva, presidente do CMAS, a iniciativa tem o intuito de preparar os trabalhadores e a gestão, avaliando a política pública praticada nos programas e benefícios.

“Este ano temos um diferencial! Por meio das orientações do Conselho Nacional de Assistência Social, potencializar e colocar no palco principal dessas discussões e avaliações os próprios usuários desses serviços, projetos e programas. Para que eles possam participar como conhecedor, que usa essa política e tem propriedade de dizer o que está bom e apontar o que é preciso melhorar”, esclareceu.

Valdeníria Silva, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social

Segundo Sthefane Santos, coordenadora da Comissão de Divulgação e Representante da Sociedade Civil da Ação Social Arquidiocesana (ASA) no CMAS, o objetivo da conferência é avaliar e discutir sobre as políticas de assistência social, de acordo com o município, estado ou união.

“As conferências são realizadas a cada dois anos e o tema é discutido durante as pré-conferências nos territórios Norte, Sul, Leste, Sudeste no período de junho. Elas são essenciais para o controle social e participação das políticas da assistência social e é por meio delas, que são propostas diretrizes que serão incorporadas nos planos de ações dos órgãos”, explicou.