A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza atendimento psicossocial por meio do ambulatório especializado de saúde mental e de prevenção ao suicídio (Provida e também em cinco Centros de Atenção Psicossocial de Referência em todas as zonas da cidade, sendo 01 específico para atendimento as pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas (CAPS AD) e outro para atendimento exclusivo de crianças e adolescentes (CAPSi).

No ambulatório Provida são atendidas pessoas com ideação suicida. O atendimento não foi interrompido durante a pandemia e foram realizadas 1.161 consultas de janeiro a abril deste ano e 1.525 consultas de janeiro a outubro de 2020.O atendimento é por demanda espontânea de segunda sexta-feira pela manhã e tarde.

No ambulatório Provida são atendidas pessoas com ideação suicida. (Foto: Ascom/FMS)

 Atualmente trabalham no Provida 6 psicólogos e 3 psiquiatras que atendem pessoas com idade superior a 12 anos. A gerente de Saúde Mental da FMS, Larissa Carvalho, informa que o atendimento é feito sem necessidade de encaminhamento médico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 17h. “O ambulatório Provida funciona há quase 7 anos atendendo pessoas com ideação suicida que buscam atendimento de forma espontânea nesses horários com psiquiatra e psicólogo como forma de intervir emergencialmente, a curto prazo, a ideação suicida”, diz.

Provida atende pessoas com idade superior a 12 anos. (Foto: Ascom/FMS)

 A modalidade de tratamento adotada pelo Provida é o de psicoterapia de crise, que consiste numa intervenção emergencial de curto prazo, com duração média de seis a oito semanas, com objetivo de reduzir a perturbação mental e, consequentemente, o risco de suicídio, requerendo um atendimento especializado.  O atendimento tem continuidade com encaminhamento para o serviço mais adequado que pode ser na rede de saúde mental por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) conforme as necessidades do paciente e de suporte aos familiares do paciente.

 Provida (ambulatório especializado de saúde mental e de prevenção ao suicídio).

Rua Desembargador Freitas, nº 1599, Edifício Paulo VI.  Telefone (86) 3215-7709

Horário funcionamento:

Os Centros de Atenção Psicossocial-CAPS atendem homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para serem atendidos, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde.

*CAPS AD –  Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas é um serviço de atendimento as pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas.

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, nº 2978.  Bairro Macaúba-Teresina/PI

Fone: 3215-7762

E- mail: capsadthe@gmail.com

Horário de Funcionamento: segunda a sexta – feira nos turnos manhã e tarde.

 *CAPS Infantil – CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infantil atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas e suas famílias de referência dentro da abrangência do território, possibilitando a reorganização social, emocional, educacional, laborativa para a vivência plena da cidadania.

Endereço: Rua Coronel Cezar, nº 1566. Bairro Morada do Sol.

Fone: (86) 3223-9661

E-mail: capsithe@hotmail.com

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

*CAPS II SUL – tem três níveis de atendimento, dependendo da gravidade com a qual o paciente é diagnosticado. O primeiro é o intensivo, em que o usuário permanece o dia todo no Centro até que a sua situação se normalize. O segundo é o semi-intensivo, em que o usuário é acolhido e recebe acompanhamento três vezes por semana, de segunda a sexta-feira; e o terceiro é o não-intensivo, com acompanhamento, em média, três vezes por mês.

Endereço: Av. Barão de Gurguéia 2913. Bairro Pio XII.

Telefone: (86) 3218-4865

E-mail: caps2sul@hotmail.com

Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

*CAPS II Leste realiza acompanhamento clínico e psicossocial, em pessoas maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves e severos, buscando a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Endereço: Rua Visconde da Parnaíba, 2435. Bairro Horto Florestal.

Telefone: (86) 3216-3967

E-mail: capsleste2@hotmail.com

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

*CAPS II Sudeste realiza o acompanhamento clínico e psicossocial, em pessoas maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves e severos, buscando a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Endereço: Rua Poncion Caldas, Bairro Colorado – Loteamento Parque do Sol – Renascença (ao lado da U.B.S Redonda)

Telefone: (86) 3236-8747

E-mail: capssudeste@hotmail.com

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12 horas e das 14h às 17h.

 *CAPS II Centro-Norte – trabalha no acompanhamento clínico e psicossocial, em pessoas maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves e severos, buscando a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Endereço: Rua Presidente Lincoln, 4727, Bairro São Joaquim

Telefone: (86) 3213-2080

E-mail: capsnorte@hotmail.com

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

*CAPS III SUL – Centro de Atenção Psicossocial Tipo III-Sul

O CAPS III Sul é um serviço ambulatorial de atenção contínua, funcionando durante 24 horas diariamente, incluindo feriados e finais de semana, com atendimento da rede de cuidados em saúde mental no âmbito do seu território.

Endereço: Av. Barão de Gurguéia 2913. Bairro Pio XII.

Telefone: (86) 3218-4865

E-mail: caps2sul@hotmail.com

Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Endereço: Rua Costa Rica. Nº 466. Bairro Três Andares.

Telefone: (86) 3221-6422 / 3221-0092

E-mail: caps3sul@yahoo.com.br

Horário de funcionamento 24 horas.