Maior Hospital público de Teresina e da região Entre Rios composto por 30 municípios do entorno, o Hospital de Urgência de Teresina, Prof. Zenon Rocha (HUT) bateu mais um recorde. Em julho deste ano, realizou 1.449 cirurgias, o número é o mais alto registrado desde a sua fundação em 2008.

Apesar de julho ter sido destaque em 2021, a produção de todo o semestre é superior ao mesmo período de 2020, a maior parte dessa demanda, cerca de 69% está relacionada a procedimentos de traumatologia envolvendo cirurgias ortopédicas, bucomaxilofacial e neurológicas.

Em julho deste ano, o HUT realizou 1.449 cirurgias, o maior registrado desde 2008. (Foto: Ascom/HUT)

Parte dessa pressão se deve ao aumento do número de acidentes de trânsito que também teve o maior número do ano registrando 836 entradas só no mês Julho.

Para otimizar a assistência aos pacientes que são encaminhados pelas unidades de saúde em busca de atendimento de urgência e emergência especializado uma série de ações foi promovida pelo HUT para atender essa demanda como a criação de um pronto atendimento específico para trauma; e uma mudança do modelo de funcionamento do Centro Cirúrgico, que trouxe muitos ganhos para pacientes e profissionais”, ressaltou o diretor geral Fábio Marcos de Sousa.

“O centro cirúrgico passou a funcionar com a equipe de “giro de sala”, que consiste em reduzir o intervalo de tempo entre as cirurgias com a melhor organização das salas operatórias, das equipes, dos pacientes e dos insumos. Além da programação de cirurgias eletivas de modo rotineiro e aumento da oferta de horários cirúrgicos”. Disse.

Além do bloco cirúrgico, o número de atendimentos em geral também foi o maior já registrado nesse ano (4.692 pacientes) com destaque para o setor de hemodiálise, endoscopia e os serviços de oftalmologia e otorrinolaringologia que também atingiram o recorde anual.

O número de atendimentos em geral também foi o maior já registrado nesse ano. (Foto: Ascom/Semduh)