Os agentes do Biketrans participarão em breve do curso de nivelamento de ciclo fiscalização de trânsito Foto(Ascom/Strans)

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) orienta aos ciclistas que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é um veículo de propulsão humana e o ciclista, por este motivo, quando está pedalando, deve respeitar todas as regras no trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta da direção.

A Gerência de Educação de Trânsito da Strans destaca que os ciclistas são mais vulneráveis e expiram maiores cuidados. Os ciclistas devem pedalar defensivamente e estar muito atentos, pois eles são menos visíveis e menos protegidos do que os outros usuários das vias públicas.

“Segundo o CTB, os ciclistas devem utilizar as ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. É proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres. O ideal também é não ficar muito colado ao meio-fio para facilitar a visão dos motoristas e estar sempre atento às portas de veículos abrindo”, orienta o gerente de Educação de Trânsito da Strans, Reginaldo Canuto.

Ainda de acordo com o CTB, bicicleta é veículo e por isso o ciclista também pode cometer infrações e estar sujeito a multas. Desmontado e empurrando a bicicleta, o ciclista tem os mesmos direitos e deveres que um pedestre. É só nessa posição que o ciclista pode atravessar a faixa de pedestres ou transitar no passeio.

Toda bicicleta deve ter os seguintes equipamentos para trafegar com segurança: campainha, sinalização noturna (dianteira, traseira, lateral e nos pedais) e espelho retrovisor do lado esquerdo.

Projeto Biketrans

Com vistas de otimização do trabalho de fiscalização de trânsito especialmente nas ciclofaixas e ciclovias em Teresina, como forma de incentivar o ciclismo, dando maior segurança no trânsito aos ciclistas, aos envolvidos e para melhorar a mobilidade urbana, está em andamento na Strans, por meio da Gerência de Educação de Trânsito, o Projeto Biketrans, que será composto por equipes de agentes de Trânsito do quadro efetivo da Strans.

Com o objetivo de comporem o grupamento Especializado de Fiscalização de Trânsito por meio de bicicletas, os agentes de trânsito participarão em breve do curso de nivelamento de ciclo fiscalização de trânsito como parte de uma das etapas em andamento do processo de seleção interna.