A Coordenação de Iluminação Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) concluiu 22 importantes obras nos primeiros sete meses de gestão do prefeito Doutor Pessoa. Outras 17 obras já foram iniciadas e serão concluídas até o mês de setembro.

As obras são executadas com recursos próprios e fazem parte do contrato de concessão administrativa. Elas abrangem regiões urbanas e rurais de Teresina. Ao todo, 567 novos pontos de iluminação foram implantados neste ano.

Dentre as obras entregues está a iluminação do prolongamento da Avenida São Francisco, na zona Sudeste. (Foto: Ascom/Semduh)

De janeiro a agosto, a Prefeitura iluminou as academias populares dos seguintes locais: Vila do Avião, Loteamento Parque Eldorado, Residencial Árvores Verdes, Bairro Vale Quem Tem, Residencial Miriam Pacheco, Residencial Sigefredo Pacheco, Bairro Piçarreira, Conjunto HBB, Residencial Pedro Balzi e Parentão.

Na zona sudeste, foi implantada a iluminação da Avenida São Francisco, com a instalação de 75 luminárias LED e foram concluídas também a iluminação da Curva São Paulo e da Quadra de Esportes do Renascença I, na área urbana. Já na área rural foram instaladas 102 luminárias no Assentamento El Shaday.

Na zona norte, quatro obras foram concluídas: a iluminação da Avenida Senador Fausto Castelo Branco e do Campo de Futebol Society do Conjunto Maria da Inglaterra, ambos no Bairro Aroeiras; a instalação de 30 luminárias LED no Residencial Padre Humberto, na Chapadinha, e a iluminação da Praça da Avenida Rosana Neres, no Parque Brasil.

Dentre as obras entregues está a iluminação do prolongamento da Avenida São Francisco, na zona Sudeste. (Foto: Ascom/Semduh)

Na zona sul, a Praça dos Carmelos, a praça em frente ao ginásio do Residencial Mário Covas, no Angelim e a praça e o campo de futebol society da Igreja de São João Evangelista, no Parque Sul ganharam iluminação nova. Além disso, a Prefeitura instalou 90 luminárias na Vila Babilônia, no Portal da Alegria.

Na zona leste, foram realizadas a iluminação da praça e do campo de futebol society da Vila Maria, no Vale Quem Tem, e a iluminação da Praça do Anjo Torto (alça da Ponte Estaiada), no bairro de Fátima.

“Nós temos executado várias obras em paralelo à modernização que já estávamos fazendo, que substitui as luminárias existentes por luminárias LED. Um dos focos que tivemos foi a iluminação de quadras esportivas, campos de futebol e academias populares. Além disso, temos a determinação do nosso prefeito Doutor Pessoa, de agilizar a modernização. Tínhamos um prazo de 24 meses, mas a previsão que temos agora é de concluir em até 16 meses. Até o final deste ano teremos modernizado quase 100 mil pontos de iluminação em Teresina”, explica o coordenador de Iluminação Pública da Semduh, Augusto César.

Atualmente, a pasta já modernizou mais de 40 mil pontos de iluminação da cidade. “A população tem se mostrado satisfeita e nós estamos empenhados em atender as demandas e necessidades que surgirem o mais breve possível”, acrescenta Augusto.

O secretário da Semduh, Edmilson Ferreira, comemora os resultados obtidos até o momento. “Estamos seguindo todas as determinações do prefeito Doutor Pessoa, de priorizar as necessidades da população e buscar soluções eficientes e práticas. Usar a tecnologia a nosso favor é uma forma de avançar no desenvolvimento da cidade e por isso estamos acelerando a modernização das luminárias. Além disso, temos equipes de plantão 24 horas para atender as demandas que surgirem”, destaca o gestor.

Obras em andamento

Confira abaixo a relação de obras relacionadas à iluminação pública que já foram iniciadas e que têm previsão para serem concluídas até o mês de setembro:

– Modernização da rede IP, com implantação de LED  do campo de futebol do bairro Morros-leste
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  do campo de futebol Carlos Lima, Dirceu I-Sudeste
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  do campo de futebol do Parque ambiental da Macaúba-Sul
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  do campo de futebol do Satélite, Leste
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  da Praça Rio Branco-Centro
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  da Praça Saraiva-Centro
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  na quadra de esportes da praça do Poty Velho-Norte
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  na quadra de esportes Edmilson Jorge, Dirceu I- Sudeste
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  na quadra de esportes vila da Paz-Sul
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  na quadra de esportes Parque Itararé-Sul
– Ampliação da rede de IP através de implantação de iluminação nova em LED na quadra de areia do Res. Torquato Neto- Portal da Alegria
– Ampliação da rede de IP através de implantação de iluminação nova em LED na quadra de areia do Res. Dignidade- Angelim-Sul
– Ampliação da rede de IP através de implantação de iluminação nova em LED no Campo de Futebol do Parque Wall Ferraz, próximo ao colégio Marista, Santa Maria-Norte
– Ampliação da rede de IP através de implantação de iluminação nova em LED da Praça e Quadra de areia do Residencial Vamos Ver o sol, Parque Sul-Sul
– Ampliação da rede de IP através de implantação de iluminação nova em LED da Av.Prof. Camilo Filho, trecho próximo à av. Noé Mendes- Sudeste
– Ampliação da rede de IP através de implantação de iluminação nova em LED da Quadra de esporte do Parque Sul, Zona Sul