O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, participou na manhã deste sábado (28) da comemoração de 43 anos de funcionamento do Hospital Dr. Miguel Couto, do bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina.

O Hospital desde 23 de março de 2020 é exclusivo para pacientes Covid e referência na rede municipal para tratamento dessa doença. Funciona com 49 leitos, sendo 30 leitos clínicos Covid e 10 leitos de UTI Covid.

Dados estatísticos do hospital apontam que este ano de janeiro a julho foram 1.007 admissões, 47 altas de pacientes curados e 629 pacientes de alta melhorado quando o paciente pode ter continuidade no tratamento da covid fora do hospital. Em 2020 de março a dezembro foram 1.354 admissões e 953 pacientes tiveram alta melhorado.

Foto: Lucas Dias

Para celebrar a data, houve uma celebração de uma missa no hospital com a participação de todos os funcionários do local. Na ocasião, o prefeito ressaltou o empenho de todos que trabalham no local para que o hospital seja uma referência na capital.

“É um hospital de referência de médio porte, que teve o preparo, amor e carinho de todos para cuidar. Todos preparados, focados e com cobertura divina as coisas acontecem. Ano que vem vamos olhar mais para vocês com mais carinho e mais objetividade para que todos sejam beneficiados”, ressaltou Dr. Pessoa

Foto: Lucas Dias

Foto: Lucas Dias

E dando continuidade à programação, o prefeito realizou uma série de inaugurações e entregas de obras, reformas e revitalização de locais que antes estavam ociosos na região central de Teresina, e que foram executadas pela Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Centro). O cronograma de inaugurações teve início neste sábado (28) no novo Mirante da Ponte Estaiada e seguirá na próxima terça-feira (31) com a entrega da Guarda Ambiental do Parque da Cidade.

De acordo com o superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, pelo menos cinco pontos da Teresina ganharam melhorias, que vão desde reformas gerais, focadas em impulsionar o turismo da capital e o fluxo do comércio no Centro, até a instalação de estandes para Guarda Municipal, o que auxiliará diretamente na melhoria da segurança da população.

Foto: Lucas Dias

No total, as novas obras contam com a revitalização do Mirante da Cúpula da Ponte Estaiada, que foi feita no período de 60 dias, a instalação de estande e praça pública na Avenida Marechal, as reformas da Rua climatizada, da Rádio FM Cultura e a instalação da Guarda Ambiental no Parque da Cidade. A agenda ainda seguiu com a assinatura da Ordem de Serviço para reforma do Mercado Central, no valor de 2.2 milhões, com recursos destinados pelo senador Elmano Férrer. Os permissionários foram ouvidos e durante a obra serão realocados para rua Paissandu.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, ressaltou o ritmo de cronogramas de obras que tem sido entregue pela SAAD Centro, mesmo em um período em que a capital ainda sofre com os efeitos da pandemia de COVID-19.

“Quero ressaltar as obras que serão feitas na minha gestão, principalmente agora no mês de agosto. As obras estão acontecendo até de maneira acelerada. Estamos vivendo em um período de declínio econômico e ainda na pandemia e as obras continuam acontecendo”, frisou o prefeito.

O superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, frisou sobre as obras de revitalização que serão realizadas. “Vamos assinar a Ordem de Serviço para o Mercado Central e para entrega da Rua Climatizada. Isso mostra o compromisso e cuidado da gestão do Dr. Pessoa com o turismo e comércio na capital. Foi um pedido dele que revitalizássemos os principais pontos históricos da capital”, declarou Roncalli Filho.

Foto: Lucas Dias

GUARDA MUNICIPAL E ACADEMIA

A revitalização do espaço próximo à Avenida Marechal, que era um pedido antigo da população, deu uma nova função para um espaço que antes estava sem uso. A obra contou com a implantação de um posto para Guarda Municipal, semelhante ao que existe na Ponte Estaiada, além da instalação de uma praça, com bancos iluminação e academia popular.

Foto: Lucas Dias

RUA CLIMATIZADA

A reforma da Rua Climatizada foi um pedido de Dr. Pessoa que solicitou a revitalização de pontos históricos da cidade. A obra permitiu a substituição do piso cerâmico, restauração dos bancos de madeira, instalação elétrica e hidráulica, de refletores de iluminação em LED. Também a recuperação e limpeza do forro em PVC, instalação de ventiladores novos e pintura geral.

Foto: Lucas Dias

RÁDIO FM CULTURA

Já as melhorias no prédio da Rádio FM Cultura foram demandas repassadas para SAAD Centro pelo vice-prefeito, Robert Rios, e pelo coordenador de Comunicação, Lucas Pereira. A reforma levou para a nova sede estúdios proteção acústica, sistema de som, iluminação, instalações elétricas e hidráulicas, salas admirativas, instalações de rede de internet, instalação de ar-condicionado, sistema de câmeras, forro, comunicação visual, pintura e móveis novos.

GUARDA AMBIENTAL

A reforma do prédio da Guarda, localizado no Parque da Cidade, foi feita com recurso próprio e contou com a recuperação da cobertura do telhado, novas instalações hidráulicas e elétricas, implantação de sala de armas, dormitórios com banheiros, implantação de refeitório, reforço na segurança com implantação de grades nas portas e janelas, iluminação, instalação de rede de internet, substituição de esquadrias, portas e janelas, forro, piso cerâmico e pintura personalizada.

 

Foto: Lucas Dias

Foto: Lucas Dias

Foto: Lucas Dias

Foto: Lucas Dias

Foto: Lucas Dias