Alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina estão em preparação para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, que deve acontecer no mês de novembro. Até lá, as turmas do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental participarão de quatro simulados com os conteúdos exigidos na avaliação nacional.

Esta semana, os alunos estão dedicados ao segundo simulado. A turma do 2º ano ainda será avaliada por amostragem, mas todos os estudantes matriculados em escolas municipais do 5º e 9º ano serão testados pelo sistema, que leva à nota do IDEB.

De acordo com a gerente de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Eudeilane Pereira, os simulados foram programados para desenvolver autoconfiança e familiaridade dos estudantes em relação as habilidades que serão avaliadas no Saeb.

“Dessa forma estamos alinhando planejamento, currículo e ensino, objetivando um bom resultado nas provas externas. Contamos com a colaboração de professores, coordenadores pedagógicos e diretores das unidades de ensino no sentido de viabilizar uma boa aplicação”, informa Eudeilane.

 

Simulado online ou presencial

Segundo a diretora Maria do Perpétuo Socorro, da Escola Municipal Jornalista João Emílio Falcão, 99% dos alunos estão se empenhando nos simulados. As provas foram aplicadas de forma online, como ainda têm sido as aulas na unidade de ensino.

“Nossos alunos são bastante participativos e estão acostumados a cumprir as tarefas no sistema remoto. Temos excelentes resultados a partir de um trabalho em equipe, onde cada aluno é acompanhado e motivado”, declara a gestora.

Na Escola Municipal Júlio Lopes Lima, a equipe gestora organizou com os pais um experimento de aplicação dos simulados no formato presencial. As turmas do 9º ano foram divididas em diversas salas para garantir o distanciamento e seguir os protocolos de segurança sanitária.

“Fizemos o primeiro simulado online, pela plataforma MobiFamília, então planejamos essa segunda etapa na escola, com alunos de máscara, carteiras distantes e termos assinados pelos pais. O objetivo é compreender as habilidades adquiridas pelos alunos até o momento, bem como prepara-los para a prova do Saeb”, conta a diretora Susana Paz.

Os alunos do 9º ano serão avaliados nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências. O resultado oferece um diagnóstico da qualidade da educação básica e é necessário para a elaboração e aprimoramento de políticas educacionais.