Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Tia Lygia, localizado no bairro Ilhotas, zona sul de Teresina, tiveram uma tarde diferente nesta terça-feira (05). Elas participaram de brincadeiras e tiveram momentos de descontração e refeições em uma churrascaria, numa iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Piauí (Abrasel no Piauí) em comemoração ao Dia das Crianças. A ação acontece até a sexta-feira (08), em diversos estabelecimentos da capital.

“O intuito é que as crianças conheçam o restaurante e brinquem, se distraiam, ao mesmo tempo que conheçam a rotina dos estabelecimentos. Abraçamos o projeto da Abrasel, que é importante neste período de pandemia da Covid-19, que tem sido muito difícil para todos, inclusive os pequenos. As crianças precisam de momentos divertidos e é o que nos propusemos a oferecer a elas no nosso espaço”, afirma Guilherme Carvalho, proprietário do Quintal do Churrasco, que recebeu os alunos.

Para a vice diretora do CMEI Tia Lygia, Ana Sheridan Gomes Viana, é uma oportunidade para os alunos se adaptarem à nova rotina. “As crianças estão há muito tempo sem participar de atividades coletivas e recreativas e nós entendemos que esta era uma boa oportunidade para que elas pudessem vivenciar esse retorno à normalidade que, progressivamente, estamos tendo. É uma forma delas entenderem que a socialização agora é de uma forma diferente, com distanciamento e muito cuidado. Trouxemos dez crianças do segundo período, na faixa etária de seis anos, que ganharam chocolate, pipoca, picolé e brincaram bastante”.

A ação da Abrasel acontece em todo o Brasil, tendo como participantes piauienses: Rainha do Mixto (Altos), Tanino (Picos), A3 Sushi Pub, Dom Nelore Sul, Fazendaria Café, Domino’s, D’Tortugo, Jambu Café, Kitanda do Petit, Navegas, Nossa Casa, Novo Point Sul, O Pesqueirinho, Quintal do Churrasco, Rancho do Vaqueiro e São João Restaurante, representando Teresina, além de contar com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e Secretaria Municipal de Educação (Semec).