No mês de outubro, é desenvolvido a campanha Outubro Rosa para promover um alerta às mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Pensando nisso, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) realizou nesta segunda-feira (11), uma manhã com orientações sobre a prevenção ao câncer para as mulheres atendidas pelo Serviço Florescer na zona Sudeste de Teresina.

No encontro, a enfermeira Márcia Viana, do Serviço Social do Comércio (Sesc), conversou com as mulheres sobre a importância do autocuidado e a necessidade de fazer exames e visitas periódicas ao médico, além do exame de mamografia. A profissional apontou a seriedade do assunto, tendo em vista que no mundo, o câncer de mama é o que mais incide entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, apenas em 2020 foram cerca de 2,3 milhões de novos casos, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres.

Ainda durante a palestra, Márcia demonstrou através de próteses como as mulheres poderiam realizar o autoexame das mamas e torná-lo rotina. Entre as dicas, ela cita que é necessário identificar os nódulos, volume mamário irregular, aspecto ou coloração suspeita nos mamilos, como também secreções, sangue e inchaço nas axilas e mamas.

“A gente pode evitar 100% o câncer? Não. Mas podemos descobrir previamente para tratar”, declarou a enfermeira. “O objetivo do auto exame é alertar para qualquer sintoma, mas não substitui a presença de um profissional, por isso é importante procurar um profissional. E claro, o exame de mamografia”, ressalta.

Marley de Oliveira, uma das mulheres atendidas pela sede, esteve durante a palestra e relata que o auto exame não era do seu conhecimento. Além de ter tido acesso à informação sobre como ter acesso aos atendimentos de saúde, a mulher ressaltou que se sentiu mais estimulada para cuidar da sua saúde. “Com a palestra de hoje eu entendi que autoestima é eu também estar com meu corpo, minha saúde mental e física”, destaca. “Eu mereço cuidar de mim”, finaliza.

Durante o mês de outubro, as outras duas sedes do Serviço Florescer – Zona Norte e Zona Rural, no Povoado Salobro – devem receber a mesma roda de conversa. De acordo com a psicóloga da SMPM, Nathalie Ciarlini, o objetivo é que todas as mulheres atendidas pelo serviço tenham acesso ao tema. “Estamos sempre buscando informações que possam trazer melhorias na vida das mulheres. Por isso, é importante levar até um serviço palestras com uma linguagem que elas entendem, interagem e que possuem impacto na suas vidas”, frisa.

Sobre o Florescer

Em Teresina, mulheres em situação de vulnerabilidade social, residentes em Teresina, que tenham crianças na faixa etária de 1 a 2 anos e onze meses, podem acessar o Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas Crianças: Florescer.

O objetivo é empoderar mulheres, através do fortalecimento de vínculos sociais e familiares, da qualificação profissional, do acesso à informação e a serviços de saúde e justiça, além de acolher e realizar atividades de desenvolvimento psicossocial com suas crianças.

Unidades:

Florescer Norte
Rua Antonio Pedro, 629 – Matadouro

Florescer Sudeste
Rua Santa Luzia, S/N – Alto da Ressurreição

Florescer Zona Rural
Povoado Salobro