A Secretária de Políticas Públicas para Mulheres esteve presente em um evento desta sexta-feira (15) da Comissão Municipal das Ações Estratégicas do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (Aepeti). No encontro, a equipe técnica da SMPM realizou uma roda de conversa sobre violência doméstica e a participação da pasta dentro da rede de enfrentamento a violência contra à mulher. Comissão faz parte da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Além disso, foi debatido sobre os direitos da mulher e como acessar os serviços em Teresina. A psicóloga Joseli Barbosa ressaltou sobre os serviços de atendimento social, psicológico e jurídico fornecidos pelo Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia.

A atividade tinha como objetivo debater sobre estratégias de ações do programa de erradicação do trabalho infantil. Participaram cerca de 36 pessoas, entre homens, mulheres, crianças e adolescentes moradores do bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina.

“Desde criança, a menina já possui seus direitos voltados à perspectiva de gênero”, destaca Joseli. “O contato com as famílias é importante para que eles tenham consciência de qual serviço procurar quando uma menina tem seus direitos cerceados ou sofre algum tipo de violência”, frisa.

A coordenadora da Comissão da Aepeti, Franciana Beleense, informou que a ação da SMPM possui bastante pertinência, uma vez que as pessoas atendidas pela comissão enfrentam diversas vulnerabilidades sociais.

Ainda conforme Franciana Beleense, outras ações devem acontecer para atender outras zonas da cidade. “Precisamos levar mais ações como essa para a população. A gente tem que mostrar que toda mulher, criança e adolescente tem seus direitos e que eles não podem ser violados”, destaca.