A Escola Municipal Santa Fé, localizada no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina, recebeu na manhã desta quinta-feira (28) monitores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que tem como objetivo orientar alunos dos riscos e consequências negativas das drogas e como dizer não aos aliciadores. No programa os alunos aprendem a tomar decisões responsáveis, a refletir bem sobre as opções, riscos e consequências.

Fotos: Ascom Semec

A oficina consistiu em um laboratório que tem a finalidade de firmar uma parceria entre a direção da escola e a Coordenadoria Estadual do Proerd, que está sob o comando da Major da PM Josilene Alves Dias.

“A promoção de parcerias como essa com a Policia Militar nos dá a oportunidade de realizar um trabalho preventivo com nossos alunos, levando-os a refletir sobre o local onde estão inseridos para que possam pensar suas perspectivas de vida além das barreiras impostas pelas vulnerabilidades de nossa comunidade”, afirma a diretora da E.M Santa Fé, Urderiana de Moraes.

Durante a oficina os alunos aprenderam o significado da sigla do programa, refletiram sobre a responsabilidade com suas vidas e com a do próximo através do diálogo, questionamentos e exemplos. Aprenderam também a utilizar o modelo de tomada de decisão do Proerd, que consiste em definir, analisar, atuar e avaliar da melhor forma possível cada escolha e suas consequências.

O Proerd é executado pela Polícia Militar em parceria com escolas e as famílias.