Nesta quarta-feira (27/10), representantes da Prefeitura Municipal de Teresina estiveram na cidade de Itú (SP), para conhecer projetos voltados para a primeira infância na área educacional, como participantes da Rede Urban95. Além da experiência com ensino remoto e híbrido durante a pandemia da COVID-19.

A comitiva é formada pelos secretários municipais de Planejamento e Educação, Joao Henrique Sousa e Nouga Cardoso, respectivamente; e pela Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Teresina, Kárita Allen. Além dos representantes da Prefeitura, acompanham a visita técnica representantes do Governo do Estado, como a Diretora de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, Maria José Mendes, e da Gerente de Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação, Marília Aragão.

“Nosso prefeito Dr. Pessoa tem muita preocupação com a assistência dos alunos da rede pública. Com o foco na gestão de pessoas, temos buscado referências exitosas para que possamos acompanhar e adaptar a nossa realidade. Como Planejamento do município, buscamos dar assistência as demais secretarias e, por isso, estamos aqui acompanhados do Secretário Nouga”, disse João Henrique Sousa.

(Foto: Ascom/Semplan)

A visita técnica é acompanhada pelo Prefeito de Itu, Guilherme Gazzola. “Ficamos felizes de ser referência na educação e em projetos voltados para a primeira infância. A equipe da Prefeitura de Teresina e do Governo do Estado do Piauí podem conhecer como temos enfrentado esta pandemia e as adaptações que tem sido muito assertivas para a retomada do ensino presencial”, disse Gazzola.

Um dos importantes diferenciais do sistema viabilizado em Itú é o fato do professor da sala de aula ser o mesmo da vídeo-aula, estratégia que visou contribuir para a manutenção do vínculo professor/aluno e amenizar os impactos pedagógicos provocados pelo cenário pandêmico. “Pudemos verificar como os alunos residentes na extensa zona rural da cidade recebem atenção especial por parte pela equipe da Secretaria de Educação de Itu. Isso é muito importante para que possamos melhorar ainda mais a nossa estratégia de retomada e de atenção especial aos alunos da rede municipal”, explicou Nouga Cardoso, Secretário Municipal de Educação.

(Foto: Ascom/Semplan)

Teresina passou a integrar a rede Urban 95 neste segundo semestre deste ano. O município receberá suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e promover ações de requalificação de espaços públicos, mobilidade para famílias, gestão de dados e melhorias de serviços para a primeira infância. Isso será muito positivo para nossa cidade.

Visita Técnica

A equipe também visitou o Parque Mundo da Criança, situado em Jundiaí. O espaço público tem acesso gratuito e também uma proposta sustentável onde busca unir brincadeira e educação. O Parque possui diversos espaços que funcionam como área de lazer e também salas de aula, visando a integração de aprendizado e lazer, onde as crianças podem aprender brincando. O Parque também possui um sistema de funcionamento estrutural que integra pessoas com deficiência em todos os espaços, sem segmentar apenas uma área que seja de sua utilização.

(Foto: Ascom/Semplan)

A Urban95 já é uma parceira do Departamento Agenda Teresina 2030, que é vinculado à Secretaria de Planejamento e Coordenação. A Prefeitura busca um alinhamento positivo à projetos como esse que envolvem um desenvolvimento sustentável e uma melhor unidade na utilização de espaços urbanos voltados para inclusão da primeira infância. “Nessa viagem temos a oportunidade de aprender com um sistema de educação que já vem dando certo, e nosso objetivo é fazer com que esse método seja inspiração para o desenvolvimento de melhorias dentro do nosso município” conclui Kárita Allen, Secretária Executiva de Planejamento Estratégico e Gestão.