Para qualificar o trabalho de alfabetização das crianças da Rede Municipal de Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou, nesta sexta-feira (29), a I Oficina Pedagógica com os Assistentes de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender. O encontro reuniu, inicialmente, 100 assistentes no Centro de Formação Professor Odilon Nunes.

O Tempo de Aprender é um programa de alfabetização do Ministério da Educação, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para isso, realiza ações de formação, apoio com material e acompanhamento da aprendizagem de cada aluno.

Em Teresina, a primeira oficina preparou os assistentes que atuarão em turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A atividade foi pensada para proporcionar vivências significativas na tarefa de levar o assistente a se apropriar das habilidades de leitura e escrita que contribuirão no processo de formação dos alunos da Rede Municipal.

Segundo a coordenadora de Alfabetização da Semec, Aurismar Sousa, esses profissionais serão essenciais na consolidação das habilidades das crianças que estão aprendendo a ler e escrever. “Estamos trabalhando para alcançar a expectativa de aprendizagem e isso se estenderá por 2022. Os assistentes estão sendo preparados para chegarmos às metas do 1º e 2º ano em todas as unidades de ensino”, pontuou.

Para Adriana Morais, uma das assistentes que participou da Oficina, o momento foi importante para compreender como melhor auxiliar os alunos nessa etapa. “A formação traz uma aprendizagem para trabalharmos de forma adequada com os alunos em sala de aula, trocando experiências para obter os melhores resultados, visando sempre o progresso do aluno”, concluiu.